Já conheces o eBook que o Palco Principal está a oferecer? Descarrega-o aqui!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Projecto Enraizarte
Estilo musical: FOLK
País, cidade: PORTUGAL, Chaves
Membro desde: 2015-05-07

B i o g r a f i a

Em 2008 três canalhos iniciaram esta viagem com a formação de festa transmontana, gaita, caixa e bombo. Desde ai até hoje, as raízes estenderam-se dando forma a um grupo de 11 músicos, quase todos vindos dos campos da música erudita, criando uma sonoridade original, complexa, em que o denominador comum é a identidade da música tradicional. Com uma linguagem que deriva desde a ortodoxia até ao experimentalismo (passando por névoas de jazz, reggae, rock e outros estilos) a criação resulta num estilo ecléctico e diferenciado, com recriações de temas tradicionais e criações de temas originais sem nunca renegar o que nos une: a alma transmontana.

RESCALDO Bons Sons.... Que experiência única... obrigado a todos, foi um prazer enorme...Festival BONS SONS #BonsSons. Bem Hajam...

"O anoitecer trouxe os transmontanos e regeneradores da música popular Enraizarte..." (Tiago Alves, 14 Agosto de 2015, Made in Portugal - Blog)

"A alma da festa, no entanto, está na praça principal, e os Enraizarte aproveitaram esse bónus muito bem. Com uma inteligente mistura de instrumentos tradicionais e elétricos, sempre com bastante paixão e interação com o público, fizeram a relva que de tarde serviu de banco transformar-se numa pista para dançar, saltar e comemorar." (Telmo Romeu, 14 de Agosto de 2015, EF- Espalha Factos)

"Enraizante é um projecto nascido em Chaves e que acarreta a cultura e as raizes muiscais transmontanas. São onze músicos que em palco apresentam uma sonoridade que vai desde a ortodoxia ao experimentalismo, sempre com um cunho de grandeza musical. Convém salientar que este projecto conseguiu recentemente a aprovação do Ministério da Educação para o ensino da gaita de foles. Enraizarte faz jus ao ser transmontano, povo de perseverança, força e criatividade. E o público vibrou e dançou com eles porque a sua energia em palco é contagiante." (Zita Ferreira Braga, 14 de Agosto de 2015, Jornal HardMusica)

"Este projecto tem uma identidade completamente diferente do que nos habituamos a ouvir... grande espírito e muito bom gosto..." Anónimo (Arredas Folk)

“Um concerto em crescendo com uma riqueza tímbrica e energia que contagia e impressiona..." Anónimo (Byonritmos)

“...fiquei impressionado pela harmonia dos arranjos e pela forma delicada como tratam um tema da nossa tradição oral...” Armando Carvalhêda (Viva a Música RTP)

“...achei bastante interessante a mistura, gostei muito das harmonizações. Acho que a banda tem bastante potencial para evoluir agora é só saberem que caminho querem seguir...” Vasco Casais (Dazkarieh)

O projecto tem duas formações, a de animação de rua composta por 6 elementos e a formação de concerto composta por 11 elementos.   Com a primeira formação temos participações variadas em diversas feiras medievais com é o caso de Chaves; Vila Real e Monção (2009) bem como a animação de tradições como é o exemplo da Sexta-feira 13 em Montalegre e ainda diversas actuações em bares e discotecas pelo Norte de Portugal e Galiza, onde conseguimos criar um ambiente tradicional no meio de um ambiente de dança alternativa e participações em diversos festivais como é o exemplo do Andanças e El burro e el gaiteiro 2009. De salientar a participação em Guimarães Capital da Cultura 2012; Tasquinha São Nicolino (a tradição onde ela é preservada); Festa dos Povos 2013 e 2014; Funchal (Madeira) 2014 e Arredas Folk Fest 2013 e 2014.

Em Palco já actuamos várias vezes em Chaves, na Feira dos Sabores de Chaves, no Auditório do Centro Cultural de Chaves, concertos na sala de espctáculos Casino Sol Verde, Governo Civil de Vila Real, Dolce Vitae Vila Real, abertura do Palácio das Artes no Porto. Somos o projecto organizador do Flaviaefest. A afirmação do projecto foi no Byonritmos 2011 e 2012; Festa do Caldo, Quintandona 2011 e 2012, “10 anos de noites folk” Contagiarte (Porto); Arredas Folk 2012; Festival “Dias de Revolusom” 2013 entre outros... 2014 ficou marcado com concertos realizados no Hard Club do Porto e "Festival da Lusofonia" em Pau - França. 2015 foi o ano de Cem Soldos receber os Enraizarte no Festival "Bons Sons" e o ano do tão desejado regresso ao palco do Arredas Folk Fest.

A Festa do Avante foi único, a cereja no topo do bolo...

 
 
Entra com os teus dados para comentares! Ainda não estás registado no Palco Principal? Regista-te aqui!
O teu comentário é importante. Deixa aqui a tua opinião!

 
 
 
Ajax_loader_blue_big

A carregar as músicas do artista