Já conheces o eBook que o Palco Principal está a oferecer? Descarrega-o aqui!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Morada: Rua da Oliveira ao Carmo,2 (Largo do Carmo) 1200-309 Lisboa
Telefone: 213463509
 

Notícia

Como afinar a vossa guitarra

 

Vocês já aprenderam a música toda, as harmonias, o ritmo, as linhas de transição e a melodia. Está tudo ali na ponta dos dedos, pronto para sair logo a partir do primeiro acorde. 1, 2, 3, 4, e…mas o que é que é isso? Não devia soar a um coro de gatos a querer fugir de um piano a cair de um sétimo andar!

Já explicámos como sacar o melhor som da vossa guitarra, e dissemos também que é preciso mudar de cordas regularmente, mas toda a nossa ajuda não vos serve de nada se o vosso instrumento não estiver afinado. Esta é uma das operações mais básicas para qualquer músico, mas que alguns principiantes se esquecem de fazer. É por isso que muita gente perde amigos enquanto não aprende a afinar a sua guitarra.

Como afinar a vossa guitarra

A afinação normal de uma guitarra de seis cordas é, da corda mais aguda para a mais grave – ou debaixo para cima – Mi-Si-Sol-Ré-Lá-Mi, sendo que, de Mi a Mi, vão três oitavas. Há várias técnicas para afinar uma guitarra, mas recomendamos sempre o uso de um afinador: são muito precisos, e ajudam a treinar o ouvido.

Com um afinador espetacular como o Korg TM40 podem ligar a vossa guitarra e tocar no Mi mais grave. Os afinadores usam a nomenclatura anglo-saxónica logo, o Mi é um E (para saberem porque é que as notas têm o nome que têm, leiam esta entrada na Wikipedia, é muito interessante). Quando o ponteiro estiver mesmo a meio e virem uma luz verde, está afinada. Procedam de igual modo para as restantes.

Ler mais

 
 

Comentários a esta notícia

Entra com os teus dados para comentares! Ainda não estás registado no Palco Principal? Regista-te aqui!
O teu comentário é importante. Deixa aqui a tua opinião!