Já conheces o eBook que o Palco Principal está a oferecer? Descarrega-o aqui!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mercado Negro
Estilo musical: REGGAE / SKA
País: PORTUGAL
Membro desde: 2009-09-22

Com um novo álbum - o terceiro de originais da banda - a ser editado nos próximos meses, os Mercado Negro estão igualmente a preparar-se para apresentar ao vivo este novo disco. Um disco que, segundo as palavras de Messias, mentor de sempre deste grupo de ponta do reggae nacional, «é um álbum mais afro, sem deixar de ser reggae. É um apurar de tudo aquilo que temos feito. E tem até uma aproximação ao fado, com o Rui Leandro a tocar guitarra portuguesa».


Mas esta surpresa - se bem que a inclusão de uma guitarra portuguesa num tema dos Mercado Negro já não seja uma novidade - é apenas uma entre as muitas que estão reservadas para este novo álbum do grupo, actualmente constituídos por Messias(voz), Pantera (bateria), Zuinho (baixo), Ricardo Bicho (guitarra), João Gomes (dos Cool Hipnoise, nas teclas), Nuno Reis (trompete), N'du (percussões), Liana e Anastácia (ambas nos coros).


A história dos Mercado Negro confunde-se com a história do seu mentor e líder, Messias, que relembra a sua infância em Angola como o espaço das suas mais longínquas memórias musicais e como a música africana o influenciou decisivamente no seu próprio percurso como cantor, músico e compositor. Já em Lisboa, durante a adolescência, começa o seu gosto pelo reggae, acompanhado por outros amigos, todos eles apaixonados pela música jamaicana, como Jahlú (dos One Love Family). E, no início dos anos 90 do Séc. XX, Messias cria os Wembo (grupo de percussões) e é co-fundador, ao lado de Janelo da Costa, dos seminais Kussondulola. Com os Kussondulola, Messias grava três álbuns («Tá-se Bem», de 1995; «Baza Não Baza», de 1998; e «O Amor é Bué», de 2001) e compõe para a banda o emblemático tema «Jacaré».


A primeira aparição dos Mercado Negro dá-se em 1999, no saudoso Ritz Club, em Lisboa, seguindo-se-lhe variadíssimas aparições noutros palcos e a gravação de duas maquetas que darão origem ao álbum de estreia, 'Mercado Negro', que teve edição da Metrodiscos e foi gravado nos estúdios Toolateman, dos Blasted Mechanism. O álbum, editado em 2004, apresentava inúmeros convidados - Valdjiu e Ary (dos Blasted Mechanism), Melo D, Lopez Cortez, Bonga, One Love Family, Kimi Djabaté e Mike Pemba, entre outros - e valeu aos Mercado Negro alguns grandes sucessos como 'Oh Lua (Encontro)' ou 'Beija-Flor(Voa)'.


E dois anos depois surge 'Aquecimento Global', editado pela Universal, no qual colaboraram nomes como Milton Gulli, José Cid, José Braima Galissa, Melo D, Valdjiu, João Gomes, Fernando Molina e Miguel Pirrayt (em... guitarra portuguesa), entre outros. E, de «Aquecimento Global» saem mais dois singles irresistíveis: 'Leoa Tigresa' e 'Levo-Te Comigo (Jah)'.


Com presença assídua e constante em alguns dos maiores festivais portugueses - Galp Energia, Sudoeste, Paredes de Coura, Tejo, Festival Reggae Algarve, Surf Sagres, Festa do Avante e variadas Queimas das Fitas - e com várias surtidas a Espanha, os Mercado Negro dão um concerto quente, festivo, interventivo e cheio de boas emoções e vibrações.

 
 
Entra com os teus dados para comentares! Ainda não estás registado no Palco Principal? Regista-te aqui!
R'M Vosso Boy
28.10.2011
0
 
Comé bro, tass bem?
passa no meu palco e ouve os meus sons novos, nao vais arrepender :'D. Obrigadaa
ControlFM
10.08.2011
0
 
Olá boa tarde.

Somos uma Web-rádio Portuguesa que estás neste momento em reconstrução. Estamos à procura de Cantores/bandas para que possamos apoiar!

Caso esteja interessado, deixe mensagem!

Cumprimentos
CAPITÃO FOLK
16.03.2011
0
 
Muito bom. Parabéns.
estou a organizar um pequeno evento para apresentar na escola que se chama "Café-Concerto". O evento irá ser divulgado via Facebook, e por cartazes
(tanto na escola como por Lisboa).
Vai contar com patrocinadores como a Sporjovem.
O preço do que será consumido, vai reverter a favor de uma associação de solidariedade: a Banco Brinquedo.
Na ultima da hora, um rapaz que se tinha comprometido a ir fazer uns numeros de magia, disse que não podia.
Então, venho perguntar se aqui alguem conhece uma banda que possa/queira ir actuar (terá de ser gratuitamente), ou fazer um outro tipo de
actuação... e convidar a virem.
_________________
Carol,
All different but all together.
Hey =)
Nova Musica Ja Disponivel :)
"Mike - Sem Ti"
Espero Que Gostes, Da a Tua Opiniao :P
E Se Nao Ouviste, Ouve As Outras Tambem.

Anterior1234Próxima
 
 
 


Ainda não existem grupos!

Vê aqui outros grupos!