Já conheces o eBook que o Palco Principal está a oferecer? Descarrega-o aqui!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Margarida Guerreiro - Fado
Estilo musical: FADO
País, cidade: PORTUGAL, Itália
Elementos:
Sub-Estilos: Vocal , Indie , Folk
Membro desde: 2007-10-12

Margarida Guerreiro

www.margaridaguerreiro.com

www.facebook.com/margaridaguerreirooficial


"... intérprete de grandes recursos e uma voz soberba com características e nuances próprias..."
In, revista "Epicur"
Jan/Fev 2008 por
João Afonso

Margarida Guerreiro nasceu no Alentejo (Portugal), terra onde os cantares tradicionais se estendem na planície e se enraízam no espírito das pessoas mais sensíveis... Margarida, cresce a ouvir estes sons juntamente com os discos de Amália Rodrigues que faziam parte da escolha de seus pais. E é assim a ouvir Amália que nasce a vontade de cantar. Este é o sentimento que a torna diferente, a junção da sua raiz popular com o misticismo do fado.

Em 1991 estreia-se num dos concertos mais importantes da sua vida, como fadista amadora fez a primeira parte de Amália Rodrigues (Cine Teatro Curvo Semedo, Montemor-o-Novo) obtendo assim a bênção da Diva.

Seis anos mais tade conquista o primeiro lugar no concurso "Amália Clube de Fado", do qual surge o seu primeiro registo fonográfico. De seguida é convidada a representar o Alentejo na Expo 98, também no Festival de Música Internacional el Hatillo na Venezuela, no Festival das 4 Cidades (Portugal), voz convidada do projecto " Fado - Flamenco" - Duas músicas... Um Sentimento (Espanha).

Em 2003, é editado o seu primeiro trabalho discográfico "Sal e Mel" (Ovação), confirmando assim o reconhecimento e o carinho do público português Margarida apresenta o seu concerto " Sal e Mel ".

Com este trabalho Margarida inicia também um percurso de reconhecimento internacional (Espanha, Canadá, Suiça, Alemanha, Grécia, Estados Unidos...)

2004 - " Divas do Fado Novo " (Difference) " Cantar Amália " (Seleções Readers Digest)

Em 2005 entre muitos concertos destaca-se o convite de Gabriela Canavilhas e António Eustáquio para a participação no Festival " Rencontres Musicales de Méditerranée", Córsega, onde interpretou alguns fados acompanhada de guitarra portuguesa e quarteto de cordas.

"Margarida Guerreiro é uma grande cantora com uma voz magnífica."
"O sorriso radioso, encantadou com a sua voz o público do Teatro Municipal.
"Uma magnífica embaixatriz para Portugal"

In Corse Matin

2006 - " Fado Capital VI " (Ovação)

" A voz das Cerejas"

2007 - " Saudade - Amália noutras vozes " (Som Livre)

" Fado Português " (Edel Classique)

Em 2006 a cantora cria com Custódio Castelo o projecto "Encores Fado", com o qual realizou enúmeros concertos (Espanha, México, França, Eslováquia, Itália, Alemanha...) um dos quais registado em CD : ENCORES FADO Live (Ovação) editado em Portugal no ínicio de 2007 como disco Antena 1.
Neste projecto interpreta poetas como: Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Pedro Homem de Mello, Jorge Fernando, Pedro Abrunhosa, David Mourão Ferreira...
O tema " Ausente " integra a banda sonora da novela " Vila Faia" e a revista arte sonora elege "ENCORES FADO Live" como disco do Mês de Fevereiro 2007.

... Este primeiro disco do projecto Encores Fado, inicialmente pensado apenas com um formato de concerto, é um álbum estupendo que em boa hora foi captado para um registo físico.

... É um testemunho da beleza da língua portuguesa, dos seus autores ( como é sublime ouvir aqui Fernando Pessoa cantado em "O Que Nunca Te Direi", talvez o momento máximo do álbum ), de como escrevem o amor, o encontro com o outro, mágoas que a vida edifica, a inevitável saudade, e como canta Margarida Guerreiro essas palavras, como nos embala em momentos com a melancolia doce da sua voz e noutros com alegria "alfacinha"...
In Revista Arte Sonora

Casino da Figueira da Foz
(Ciclo de espectáculos dedicados a Amália Rodrigues), Festival de Alpedrinha, Ollinkan Festival (México), Festival Sete Sóis Sete Luas (Itália)...

Convidada pela companhia francesa Mecanique Vivante a cantar no inédito projecto " O canto das sirenes encontra o fado "

( Imaginarius 2007 ).

Custódio Castelo convida Margarida a cantar no concerto " Sobre Camões" apresentado na Casa da Música no Porto e o final de 2007 é marcado pelo prestigioso convite da "Gala do Montepio Geral" (Coliseu dos Recreios e Coliseu do Porto).

2008 - Fado Capital VI

"A essencia do fado de A a Z"

(Ovação 2008)

Também em 2008, Margarida é uma das cantoras convidadas de Antonio Manuel de Moraes a registar temas inéditos com poemas do próprio no album/ Livro "Fadário", onde interpreta " Hino à Cantadeira ", " Meu Alentejo, Meu fado ", e " Corpo De Ébano ". Este projecto contou também com a participação de Joana Amendoeira, Diamantina, Célia Leiria, e Luisa Rocha. Surgindo também o convite do director do conceituado festival "7 Sóis 7 Luas", para representar Portugal na multi-étnica "7 Sóis OrKestra" onde interpreta temas do seu repertório (Ausente e Libertação), e temas originários de outros países do mediterrâneo num percurso executado em sete diferentes linguas e dialetos, dialecto siciliano, dialecto calabrese, espanhol, italiano, grego antigo, sabir (a lingua mãe de todo o mediterrâneo) e a sempre presente poesia portuguesa. Este projecto foi registado num concerto realizado na Sicília em Maio de 2008, resultando no cd " A night in Sicily" e apresentado em concertos em Portugal Continental e Açores, Itália, Espanha, França, Croácia, Israel, Suiça ... Além da voz de Margarida Guerreiro, participam neste projecto: Stefano Saletti (Italia) Produção, Bouzouki e Oud, Massimo Cusato (Itália, Calábria) - Bateria e Percussões, Jamal Ouassini (Marrocos) - Violino, Miguel Ortis (Espanha) - Guitarra Flamenca, Eyal Sela (Israel) - Sopros e Mario Rivera (Sicilia) - Baixo.

2010 - Fado de Amor (Mymusic Group)

A viver em Itália desde 2008, a cantora abraçou outras sonoridades cruzando a sua voz com géneros tão diferentes como os ritmos de Quartaumentata, Scialaruga, a arpa de Giuliana de Donno, ou o canto de Raffaello Simeone.

Margarida encontra-se neste momento na fase de pré- produção do seu novo trabalho discográfico a apresentar ao grande público no próximo ano.

-------------------------------------

MARGARIDA GUERREIRO Project

O Novo Concerto ...

[img]


[img]

[img]



[/img]

 
 
Entra com os teus dados para comentares! Ainda não estás registado no Palco Principal? Regista-te aqui!
Antonio Carlos Silva
0
 
Olá amiga Margarida Guerreiro. Na estrada cantando?
Sucesso. São os votos do amigo ANTONIO CARLOS Silva
Campinas-SP-Brasil (www.antoniocarloscd.com) minhas gravações (8 cds) e apresentações no Brasil e exterior.
Sucesso. ANTONIO CARLOS.
Antonio Carlos Silva
0
 
Quanto tempo amiga!!!!!!!!!!!
Meu último CD(número 8) CIELITO LINDO. (www.antoniocarloscd.com)
Beijos e sucesso sempre.
ANTONIO CARLOS - Brasil-São Paulo-CAMPINAS
Registro de músico no Brasil 60396.
Queridos Amigos o meu enorme OBRIGADO por todas as vossas mensagens !!!!!
Antonio Carlos Silva
+1
 
Amiga Margarida Guerreiro. Obrigado pela amizade!
Adoro o fado. Pena que no Brasil pouco é executado!!
Pretendo, em minhas gravações, incluir COIMBRA e LISBOA ANTIGA!!!
Você tem uma bela voz, e pela aparência, sua expressão na foto, nota-se que o Fado lembra tristeza!!!Mas é lindo!!!!
Antonio Carlos-Brasil
Uauuuu... Não esperava ver o fado em Itália, quanto mais representado de maneira inédita, mas ... Caramba estás com uma grande projecção... É
pena de estares tão longe, e as provalidades de te ver ao vivo serem poucas. De qualquer das formas parabéns e que tenhas um bom ano com tudo aquilo
que desejas...

Anterior12345...Próxima