Já conheces o eBook que o Palco Principal está a oferecer? Descarrega-o aqui!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
P: O que é o Palco Principal?
R.O Palco Principal é um projecto construído no contexto da Web, propriedade da empresa UBBIN Labs, Lda. O Palco Principal é um espaço onde os artistas, os ouvintes e os profissionais do mundo da música se encontram. O Projecto está, quer pela tecnologia utilizada, quer nos seus objectivos, na corrente da chamada Web 2.0 ou Web social, que privilegia a Internet como espaço de encontro e socialização, no qual uma comunidade se mobiliza, criando e partilhando conteúdos, gerando um constante fluxo de transacções bi-direccionais. Podes saber mais neste link!
P: Quais são as condições legais e regras para poder usar e registar-me neste site?
R. Para mais esclarecimentos deverás consultar os nossos termos gerais e condições de uso.
P: Reparei que o Palco Principal tem páginas noutros países. Preciso que criar contas para cada um dos sites?
R. Não. Uma conta criada irá estar disponível e funcional em qualquer site do Palco Principal.
P: Qual é o browser (navegador) mais indicado para navegar no site Palco Principal?
R. Nós recomendamos o uso das últimas versões do Mozilla Firefox, Safari e Google Chrome.
P: Tive alguns problemas ao tentar registar-me. O que faço?
R. Se surgirem problemas não identificados ou alguma questão que não consigas resolver, envia-nos um e-mail para geral@palcoprincipal.com.
P: Perdi a minha password. Como a posso recuperar?
R. Terás que clicar neste link, e inserir o teu e-mail de registo. Será gerada uma nova password e enviada para o teu e-mail. Essa nova password vai-te permitir entrar na zona de administração.
P: Posso registar-me como utilizador e como banda no Palco Principal?
R. Sim. Esse é um dos nossos objectivos. Um membro de uma banda, ou artista individual, além de músico é também um ouvinte, que poderá interagir como pessoa individual com toda a comunidade. NOTA: O registo de artista e de ouvinte requerem e-mails diferentes.
P: Precisava de usar um um logótipo do Palco Principal. Onde posso fazer o download?
R. Os logótipos do Palco Principal estão disponíveis neste endereço: http://www.palcoprincipal.org/logotipos - terás acesso a imagens para divulgar o Palco Principal ou para usar em cartazes e flyers.
P: Onde posso acompanhar os últimos desenvolvimentos e novidades do Palco?
R. Para acompanhar todas as novidades e os desenvolvimentos e progressão do trabalho que vai sendo desenvolvido, visita o nosso blog oficial.
P: Pretendo eliminar a minha conta no Palco Principal, como é que faço?
R. Envia-nos simplesmente um e-mail com esse pedido para: geral@palcoprincipal.com.
P: Há algum sítio onde possa avaliar este site e enviar um comentário ou sugestão?
Sim, temos disponível um inquérito de satisfação neste link.
P: O que são aqueles destaques na aba "Destaques" na página inicial do Palco Principal?
O conteúdo em destaque na aba "Destaques" na página inicial, foi o conteúdo com mais visitas no dia anterior. Está dividido em cinco categorias: fotografias, vídeos, post's, artistas mainstream e músicas. Um conteúdo um vez em destaque não poderá voltar a sê-lo.
P: Reparei que nas páginas dos artistas mainstream existem muitos conteúdos que não foram inseridos por utilizadores do Palco Principal... que conteúdo é esse?
Algum do conteúdo das páginas de artistas mainstream é obtido de forma automática usando serviços de terceiros. As bios dos artistas são obtidas através do Last.fm, os vídeos através do Youtube e as letras através do site Lyricsfly.

P: Quais são as vantagens do Palco Principal? Quais a principais diferenças em relação aos outros sites do género?
R. Poderás perceber melhor o que o Palco Principal tem para te oferecer neste link!.
P: Como posso registar o meu projecto musical no Palco Principal? É gratuito?
R. O registo de um artista no Palco Principal é 100% gratuito. Qualquer pessoa ou conjunto de pessoas responsáveis por um qualquer projecto ligado à música se poderão registar.
Para isso precisarão de um e-mail válido e uma password.
P: O que são os Rankings? Como Funcionam?
R. Os Rankings são listas de artistas, ordenados por ordem crescente de ranking. Só bandas com músicas inseridas podem figurar nas tabelas dos tops. Para saberes mais clica aqui.
P: O que são as "bandas destaque"? Como posso ser destaque?
R. Neste momento, todos os critérios de selecção da Banda em destaque são da exclusiva responsabilidade do Palco Principal. Tentaremos dar visibilidade a um maior número de artistas possível. Uma Banda ficará em destaque, na página principal, em média, 15 dias. Daremos preferência a Bandas com todos os dados correctamente inseridos e devidamente actualizados.
P: Não tenho fãs! Posso adicionar utilizadores como meus fãs?
R. Não. Uma artista não pode adicionar fãs. Um ouvinte, se assim o desejar, é que se pode tornar fã de um artista.
P: Posso eliminar os meus fãs?
R. Não. Porque não faz muito sentido.
P: O que são as "bandas amigas"?
R. São artistas que, por alguma razão, mantêm uma relação de mais próxima com outros artistas. Uma artista poderá adicionar outro como "banda amiga" tendo que aguardar a validação do seu pedido.
P: Quantas músicas posso inserir? Qual o tamanho máximo de cada música em MB?
R. Neste momento cada artista poderá inserir até 60 músicas no formato MP3. Cada música poderá ter, no máximo, 16MB.
P: Quais são as definições recomendadas para os MP3 a inserir nos perfis dos artistas?
R. Nós recomendamos que todos os MP3 a inserir no Palco Principal tenham um bitrate de, pelo menos, 128 kbps, e uma frequência de amostragem de 44kHz, stereo.
P: Fiz o upload de umas músicas no meu perfil mas elas não tocam. Qual será o problema?
R. Essas músicas poderão estar codificadas com um tipo de compressão MP3 não suportado. Codificações efectuadas com a tecnologia mp3pro não são compatíveis. Tenta re-codificar as músicas com as definições recomendadas e faz novamente upload para o teu perfil.
P: Já me registei como artista no Palco Principal, posso também registar-me como ouvinte?
R. Claro. Esse é um dos objectivos. Um artista, além de músico e de pertencer a um projecto musical, é também um ouvinte, que poderá interagir como pessoa individual com toda a comunidade. NOTA: O registo de artista e ouvinte requer o uso de e-mails diferentes.
P: Na minha caixa das estatísticas, à frente de "Posição", aparece N/A, porquê?
R. Isso acontece porque essa informação não existe. Pode ser por uma de 2 razões: 1) O artista não tem músicas, logo não tem classificação atribuída; 2) O artista inscreveu-se há pouco tempo e os cálculos dos novos rankings ainda não foram executados.
P: Tenho mais reproduções de músicas do que o número de visitas faria possível. Como e porquê?
R. Isso acontece porque há músicas de artistas que são tocadas em perfis de ouvintes do Palco Principal. A música foi assim tocada mas não houve uma visita à página do artista.

P: O que é? Para que serve o ranking do Palco Principal?
R. O objectivo do sistema de ranking do Palco Principal é conseguir, através da análise e processamento de dados, destacar e fazer sobressair projetos musicais tendo como base a sua qualidade, atribuindo-lhes uma classificação numérica, posicionando-os numa tabela de ranking.
Quando se cataloga numa base de dados centenas de milhar projetos musicais, torna-se essencial fazer passar todo o conteúdo por filtros, de modo a fazer uma triagem e ordenar toda a informação com base nas suas características, e, a outro nível bastante mais subjetivo, fazer um posterior ordenamento com base na sua qualidade, de modo a satisfazer e fazer um ordenamento de acordo com as preferências de cada utilizador. Essa qualidade é uma medida relativa e difícil de quantificar, dependendo normalmente de factores qualitativos, de difícil classificação.
P: Como funciona o sistema de ranking? Como é calculado? Quais são as variáveis usadas para o calcular?
R. Os valores do ranking são calculados automaticamente, uma vez por dia, por volta das 4 da madrugada. São calculados 2 rankings: o ranking das músicas e o ranking dos artistas. O ranking dos artistas depende também do ranking das músicas.

Para o cálculo dos dois rankings entram as variáveis (resumo):
Nº de visitas
São só contabilidadas as visitas a um perfil dos últimos 7 dias*.
Nº de fãs
É usado um algoritmo que tenta avaliar se um fã é verdadeiro ou falso, tomando em consideração apenas os fãs activos e reais.
Nº de reproduções das músicas (é medida também a "eficácia" dessas reproduções)
É usado um algoritmo tenta avaliar se um fã é verdadeiro ou falso, tomando em consideração apenas os fãs activos e reais. São só contabilidadas as reproduções de músicas dos últimos 60 dias*.
Nº de playlists que contêm as músicas
Tal como o cálculo dos fãs, o nosso algoritmo tenta perceber se as playlists foram criadas de forma válida, por utilizadores válidos, de forma a tornar o sistema o mais justo possível.
Pagerank da página da Banda
É a única variável que não depende e não é controlada pelo Palco Principal. O Pagerank é um conjunto algoritmos de avaliação de páginas Web, propriedade da empresa Google. Sabe mais aqui.

A fórmula de cálculo não é revelada para evitar a manipulação de resultados.

* Esta limitação visa por em pé de igualdade bandas que se registaram, por exemplo, há 1 ano, e bandas que se tenham registado apenas há 1 mês, constituindo assim, um índice mais realista da actual popularidade das bandas.
P: Onde é que posso ter acesso aos valores do ranking dos artistas?
R. As tabelas dos rankings dos artistas estão disponíveis nesta página, e podem ser segmentados por estilo musical e país.
P: Onde é que posso ter acesso aos valores do ranking das músicas?
R. As tabelas dos rankings das músicas estão disponíveis nas páginas das músicas, no quadro "estatísticas". Para aceder à página de uma música só terá que carregar no botão "info" disponível em frente de cada música, nos players do Palco Principal.
P: Quando é que os valores dos rankings são calculados?
R. Os rankings são calculados e as tabelas dos rankings são actualizadas uma vez por dia, por volta das 4 da madrugada (hora de Portugal).
P: Reparei que nas visitas de "hoje", nos perfis dos artistas, o número às vezes diminui em vez de aumentar, porquê?
R. No quadro das estatísticas, as visitas do "xx hoje" correspondem às visitas das últimas 24 horas. Há uma "janela" de 24h que se "move" para a frente e contabiliza as visitas nesse período de tempo, daí o número por vezes diminuir.
P: Na minha área de banda existe uma caixa com umas estatísticas mas os dados não se actualizam quando faço uma reprodução ou uma visita, porquê?
R. Isso acontece porque, devido aos sistema de cache do Palco Principal, esses dados só são actualizados de hora em hora.
P: O que é o top-downloads? Como funciona?
R. O top-downloads, disponível na página geral dos artistas, é a lista de músicas com mais downloads nas últimas 24h.

P: Quais são as vantagens do Palco Principal? Quais a principais diferenças em relação aos outros sites do género?
R. Poderás perceber melhor o que o Palco Principal tem para te oferecer neste link!.
P: Como registar-me como ouvinte no Palco Principal? É gratuito?
R. Sim, o registo de ouvintes é 100% gratuito. Qualquer pessoa se poderá registar no Palco Principal desde de que cumpra todas as regras e normas estabelecidas.
Para isso apenas precisará de um e-mail válido e uma password.
P: O que é o perfil de ouvinte?
R. É a página onde são apresentados os dados de cada ouvinte, como o nome, preferências musicais, amigos, bandas favoritas, lista de músicas favoritas, etc.
P: Reparei que tenho um leitor de música no meu perfil de ouvinte, para que serve?
R. Esse leitor serve para listar e tocar as músicas favoritas dos ouvintes. As músicas poderão ser adicionadas facilmente nas páginas dos artistas através de um botão, disponível no leitor, cujo título é: "Adicionar à playlist".
P: Posso adicionar as minhas músicas à minha conta de ouvinte?
R. Não. Se possuir músicas da sua autoria e pretender divulgá-las no Palco Principal, deverá que criar uma conta de artista. Com essa conta criada poderá adicionar até 40 músicas em formato MP3.
P: Já tenho uma conta de ouvinte, posso também registar-me como artista?
R. Claro. Esse é um dos objectivos. Um artista, além de músico e de pertencer a um projecto musical, é também um ouvinte, que poderá interagir como pessoa individual com toda a comunidade. NOTA: O registo de artista e ouvinte requer o uso de e-mails diferentes.

Nota: Algum do conteúdo das páginas de artistas mainstream é obtido de forma automática usando serviços de terceiros. As bios dos artistas são obtidas através do Last.fm, os vídeos através do Youtube e algumas fotos através do site Flickr.