Já conheces o eBook que o Palco Principal está a oferecer? Descarrega-o aqui!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
José Carlos Lopes Silva
Estilo musical: CLáSSICA
País, cidade: PORTUGAL, Braga
Elementos:
Sub-Estilos: Classical , Acoustic , Outro
Membro desde: 2010-06-08

JOSÉ CARLOS LOPES SILVA 
Official Palco Principal Channel
www.josecarloslopessilva.com


Biografia
Natural de Ponte de Lima, iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos de idade na Escola de Música do Grupo de Cultura Musical de Ponte de Lima, com o maestro José Pereira de Sousa, fazendo a sua estreia pública com apenas 8 anos sob a orientação do professor Rui Quintela.

Mais tarde ingressa na Academia de Música de Viana do Castelo, tendo posteriormente prosseguido os seus estudos musicais na Escola C+S de Música de Calouste Gulbenkian de Braga e no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

Diplomado pelo Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga em 1995 com o Curso de Trompete na classe do professor Alexandre Fonseca e com o Curso de Formação Musical na classe da professora Rosa Maria Torres, tendo sido bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Ambos os cursos foram concluídos com elevada distinção.
No mesmo ano e de igual forma concluiu o Curso Geral de Piano na classe do professor Felipe Nabucco Silvestre, assim como o Curso Geral de Música de Câmara com o professor Maestro António Baptista.
Frequentou as Master Class de Trompete com o professor José Augusto Carneiro em 1994 no Conservatório Regional de Música de Portalegre e com o professor Tristão Nogueira em 1998, no Instituto Superior Politécnico de Leiria.
Concluiu um Curso de Música de Câmara em 1994 no Conservatório Regional de Música de Portalegre com o professor José Augusto Carneiro, assim como um Curso de Música de Câmara em 1997 no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga com o professor Zeferino Pinto e frequentou uma Master Class de Música de Câmara com o professor Joaquim Raposo em 1998, no Instituto Superior Politécnico de Leiria.
Participou no XV Curso Internacional Jovens Músicos 98 e no XXVII Curso de Direcção de Bandas/ Filarmónicas 98, cursos estes promovidos e patrocinados pelo INATEL.
Em 2001 ingressa na Escola superior de Educação de Lisboa para frequentar o curso Profissionalização em Educação Musical, tendo-o concluído em 2003 na Universidade do Minho.
Em 2004 ingressa na Escola Superior de Educação do Instituto de Estudos Superiores de Fafe para frequência do Curso de Qualificação para o Exercício de Outras Funções Educativas na área de Administração Escolar e Administração Educacional.

Membro fundador da Escola de Cordas da Correlhã (Ponte de Lima) em 1984, tendo gravado com a mesma 3 trabalhos discográficos, assim como concertos em Portugal Continental e Arquipélagos, Espanha, França e concertos na RTP, TV Galiza e Rádio Nacional Francesa, sendo a 20 de Abril de 1991 agraciado com medalha de honra da ACPPBE (Bondy - França).
Com a mesma instituição é de destacar o concerto na recepção prestada ao príncipe Eduardo de Inglaterra em 1988.

Como trompetista ingressa na Orquestra Calouste Gulbenkian de Braga em 1992 e até 1997, onde ocupou o lugar de 1º Trompete Solista, apresentando-se várias vezes como solista.
Em 1993 ingressa na Orquestra de Câmara de Braga e na Orquestra Clássica de Braga onde se apresentou também várias vezes como solista.
Em 1994 trabalhou com a Orquestra Sinfónica Portuguesa das Escolas de Música Particulares.
Em 1995 ingressa na Orquestra Portuguesa da Juventude e no mesmo ano foi convidado a representar o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga na Orquestra Sinfónica Portuguesa de Jovens Músicos Estudantes, orquestra esta baptizada pelos seus instrumentistas como a "Orquestra dos 300", devido ao seu exagerado número de instrumentistas.
Também em 1995 ingressa na Orquestra de Jazz Flauta de Hamelin.
Em 1997 ocupou o lugar de 1º Trompete Solista na Orquestra Clássica Juvenil - Bracara Augusta e na Orquestra de Sopros da Orquestra Clássica Juvenil - Bracara Augusta.
Em 1998 ocupou o lugar de 1º Trompete na Orquestra Internacional de Sopros para Jovens Músicos.
Em 1999 ingressa como trompetista titular na Orquestra de Câmara de Pedroso (V. N. Gaia).

Estudou Canto, Técnicas Vocais e Educação Vocal com a professora Maria José Carvalho e com o professor Paulo Oliveira Ferreira.
Como cantor trabalhou com a Escola de Cordas da Correlhã de 1984 até 1992.
Em 1992 ingressa no Coral Sinfónico da Orquestra de Braga tendo feito gravações para a RTP, TVI e RDP.
No mesmo ano ingressa no Coro Sinfónico Calouste Gulbenkian onde se apresentou várias vezes como solista.
Em 1994 cantou com o Coro de Concerto da Escola Superior da Academia de Música Sacra de Regensburg (Alemanha) e no mesmo ano e até 1995 com o Coro de Câmara Calouste Gulbenkian.

Trabalhou sob a direcção dos maestros José Pereira de Sousa, António Sousa Baptista, Leonardo de Barros, Miguel Graça Moura, Manuel Ivo Cruz, Altino Carvalho, Zoltan Santa, António Saiote, José Atalaya e António Vitorino D'Almeida, entre outros.

Dedicando-se ao ensino musical desde 1994, leccionou as disciplinas de Trompete, Música de Câmara e Formação Musical na Academia de Música de Vila Verde, Escola de Música do Grupo de Cultura Musical de Ponte de Lima e na Academia de Música Estrela de Argoncilhe (S. M.ª Feira) e a disciplina de Educação Musical na Escola Básica 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio (Póvoa de Lanhoso), Escola Básica 2,3 de Viatodos (Barcelos), Escola Básica 2,3 de Vila Verde (Braga), Escola Básica 2,3 de Silves (Algarve), Escola Básica 2,3 de Cabreiros (Braga), Escola Básica 2,3 de Gualtar (Braga) e Escola Básica 2,3 Pêro de Alenquer (Alenquer).

Em 1996 foi agraciado com um artigo honorário pela Revista Límia (Ponte de Lima).

Em Junho de 1997 foi convidado a pertencer como membro de júri do 1º Festival da Canção Inter-Escolas, organizado pelo Centro de Área Educativa de Braga, da Direcção Regional de Educação do Norte, sendo galardoado com medalha Honorária.

A 28 de Junho de 1999, foi-lhe atribuído um Louvor pelo Agrupamento Educativo da Escola Básica 2,3 de Cabreiros, pelo seu empenho na aprendizagem dos alunos e pelo seu trabalho realizado na mesma instituição no Ano Lectivo 1998/99.

Dedicando-se à direcção, foi convidado a frequentar algumas sessões do curso de Direcção de Orquestra da ANSO (Academia Nacional Superior de Orquestra).
Foi aluno de Direcção de Orquestra do professor Maestro Felipe Nabucco Silvestre.
Dirigiu de 1998 a 99 o Grupo de Metais e Tímpanos do Grupo de Cultura Musical de Ponte de Lima.
Em 1999 dá início ao Big Portugal Brass (Grande Grupo de Metais e Tímpanos), da qual é seu Director Artístico e maestro titular desde a sua existência.

Dos seus últimos trabalhos, destaca-se a gravação do CD/DVD "Cancioneiro Popular" com o coro dos alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, pela editora Clave de Soft (2006).

Actualmente é Professor do Quadro de Nomeação Definitiva de Educação Musical em exercício desde 2006 na Escola Básica 2,3 de Briteiros (Braga) e coordenador dos projectos on-line Eurovisão Portugal, BandasFilarmónicas.Net e Professorespt.com, entre outros.

 
 
Entra com os teus dados para comentares! Ainda não estás registado no Palco Principal? Regista-te aqui!
bi
bi
10.07.2010
0
 
Ola amigo!!!
Novo tema"A jiripoca vai piar", passa la no palco e deixa comentario sincero ou tornar fã!!!
Abraço e tudo de bom para si!!!
Holandêѕ
15.06.2010
0
 
Pessoal em primeiro obrigado por tudo.
Obrigado por ouvirem comentarem e é por vocês me ajudarem que já tive em 3º do ranking e to agora em 4º.
É uma posição boa não estou insatisfeito.
Por isso aqui mais um som para os ouvintes que pereciam o meu trabalho.
Agradecia que comentassem para saber com quem eu posso contar obrigado
E espero que gostem “Holandês – Pensamento positivo”

 
 
 
Ajax_loader_blue_big

A carregar as músicas do artista
 
Ainda não existem álbuns!

Ouve aqui músicas de outros artistas!
 


Ainda não existem grupos!

Vê aqui outros grupos!