Já conheces o eBook que o Palco Principal está a oferecer? Descarrega-o aqui!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
João Farinha & FADO AO CENTRO
Estilo musical: FADO
País, cidade: PORTUGAL, Coimbra
Editora: HM Música
Elementos:
Sub-Estilos: Acoustic , Ethnic , Oldies , Vocal , Folk
Membro desde: 2007-08-13

SIM

 


Contacto para espectáculos:

966255223

geral@fadodecoimbra.com

www.fadodecoimbra.com 


UMA PONTE CHAMADA ESPERANÇA

 

Ao atravessar as águas do Mondego, sobre a ponte de Santa Clara, avista-se uma cidade intemporal, quase tão antiga como a língua portuguesa. Aquela língua que para todos nós ainda é um dos mais valiosos patrimónios. A língua em que Camões escreveu os Lusíadas.

Chegamos mesmo a pensar se as águas deste rio não são um acumular de lágrimas. De tantos estudantes que por aqui passaram e que por aqui deixaram ficar as mais ternas felicidades, loucuras e leviandades, tristezas e alegrias, os amores e as paixões, transformados em saudades adivinhadas, do Brasil, das Áfricas, das ilhas, e dos cantos de toda a Lusitânia.
E se as canções urbanas são fruto de uma série de influências musicais, vindas de outras regiões, locais e culturas que convergem num ponto e que acabam por criar uma nova forma de expressão, então é isso, é este o segredo desta canção. As músicas que os estudantes trouxeram fundiram-se no espírito que esta cidade já trazia e traz consigo, criando assim a magia daquela que mais tarde se viria a transformar na Canção melancólica da "saudade adivinhada", a "Canção de Coimbra".

Percorrendo ainda as ruas da cidade, mergulhamos num aglomerado de sensações, retratadas pela arquitectura histórica e, por fim, se não se vê ou não se ouve, pressente-se a vivência do espírito estudantil da cidade.

Diverso das escadarias das universidades ou das igrejas, ou das ruas estreitas cuja acústica convida ao canto ocasionais grupos de jovens ébrios e apaixonados; depois de tantos anos em que tantos acusavam o que diziam ser o marasmo absoluto da Canção de Coimbra, surge o local de culto, O retrato de uma tradição inventada que se perde com a evolução natural da vida? Ou a natural evolução desta arte de cantar à Vida?

Rua Corpo de Deus, Capela da Nossa Senhora da Vitória. Abre-se uma porta já fora de horas para missas ou sermões. Trata-se de uma capela transformada em "Casa de Fados". Se na chegada à cidade se pode ver tudo aquilo que dela se diz, aqui surge subitamente todo o espírito da cidade. Uma tradição renovada, de olhos bem abertos, de alma estendida para uma nova ponte. Ainda sem nome, com destino talvez não santo mas certamente claro: uma esperança tão forte e tão mágica que nos faz quase retornar aos tempos em que esta era uma música prenhe de influências de outras músicas e de outras culturas. A história renascida de uma música sempre em fase de embrião que só pode continuar a crescer e a despertar para novos horizontes, atravessando as águas do Rio Mondego e de além-mar, para contar ao mundo uma das belas histórias de amor de sempre, com nome de cidade: Coimbra.

Os músicos do projecto "Coimbra" não poderiam ser senão músicos de Coimbra, filhos de músicos e cantores de Coimbra, eternamente estudantes de Coimbra. Impregnados do espírito indelével que a cidade lhes imprimiu, fazem esta canção ressurgir no panorama musical português, e querem dá-la a conhecer ao mundo.

Para além da Guitarra Portuguesa, ou Guitarra de Coimbra, da Guitarra Clássica ou Viola de Fado, da voz melancólica, impressionista e expressiva do cantor ou trovador, surgem novos elementos que contribuem para esta tradição renovada. Agora também o Contrabaixo, incondicionalmente ligado a este projecto, traz o ritmo, o chão e o calor da aventura de novas composições, novos poemas, novas melodias, novas histórias, que nos falam hoje da vida real, mais presente, sem perder de forma alguma a linguagem que a viu nascer e crescer. Em alguns dos temas do disco de estreia, existem outros elementos convidados, como o Saxofone e a Percussão.

"Coimbra" não é um projecto de música portuguesa com influências da canção mais tradicional da cidade. Também não é a Canção de Coimbra com novas roupagens, evocando "com-fusões" com outros géneros musicais mais actuais à procura de novo brilho.

A simplicidade é um dos factores mais difíceis de alcançar na música, e também nesta música, como em todas as canções urbanas, por isso mesmo a mais valiosa, aquela que tem de ser sempre defendida, nas palavras, nas melodias, nos arranjos e em toda a encenação envolvida.

"Coimbra" pretende visitar as suas origens, que nos puxam como um íman, e interpretá-las hoje, percorrendo a ponte para o futuro e para o mundo.

 
 
Entra com os teus dados para comentares! Ainda não estás registado no Palco Principal? Regista-te aqui!
Galera boa sorte a todos nós! Estou aproveitando o ensejo para estreitar os laços e o início de uma nova amizadde musial afins. Estou divulgando
meu 1º CD de formal virtual depois de quase duas décadas de batalha. Em fim, também venho dissiminando novas formas e possibilidades de
sustentabilidade entre os artistas, a sua arte e o seu público. Mais detalhes na minha página. Valeu a atenção, um ótimo 2012! Leonardo Souzza e
a Ponte.
Brígida Guia
23.08.2011
0
 
O DesignTuga tem as melhores ofertas de Design ao melhor preço/qualidade do mercado! Pensamos na sua imagem e por isso mesmo a nossa aposta está em
lhe proporcionar uma grande experiência com grande estilo. Cartazes,Panfletos,Montagens,Páginas Web,Marketing de Rede Social, Logótipos, Cartões
de visita e muito mais a preços de qualidade.

Registe-se ainda hoje e comece logo a ganhar 5 pontos no seu saldo de cliente.

O seu código de Referência para obter descontos em serviços é: #G78WLLVCC

Site Oficial: http://design-tuga.net63.net/

No Facebook: http://www.facebook.com/designtuga

No Twitter: http://twitter.com/#!/DesignTuga







Cumprimentos,



SUPORTE TÉCNICO DesignTuga
Ascendente Escorpião
0
 
Tudo Bem????
Nós somos a Banda ASCENDENTE ESCORPIÃO e nós viemos aqui convidar você a participar do nosso palco e dar uma olhada no video do nosso Vocalista e
Guitarrista ALLAN MURRAY,esperamos que goste:


http://www.youtube.com/watch?v=6_EJ3rHJqlA

DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA NÓS E SE PUDER TORNA-TE FÃ,UM ABRAÇO!!!!!!!!!!
seBENTA
25.01.2011
0
 
Olá ! Temos novo álbum quase a sair, visita o nosso palco, comenta, torna-te fã, sente-te em casa

Obrigado !
Legadema
27.11.2010
0
 
Olá somos a banda de metalcore/posthardcore Legadema e gostaríamos de estender uma parceria musical através do PalcoPrincipal, para isso estamos
iniciando este intercâmbio de canais e usuários divulgando as músicas do nosso 1º álbum chamado "Caminhos Incertos".
Em 2011 muitas novidades virão, uma delas é a gravaçao do 2º cd pré-intitulado "34 minutos".
No mais,
Muita música para todos nós

Anterior12345...Próxima
 
 
 
Ajax_loader_blue_big

A carregar as músicas do artista
 


Ainda não existem grupos!

Vê aqui outros grupos!