Já conheces o eBook que o Palco Principal está a oferecer? Descarrega-o aqui!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Clara
Estilo musical: FADO
País, cidade: PORTUGAL, Lisboa
Editora: Thape Produções
Membro desde: 2010-09-02

Clara, natural de Lisboa (08.11.1968), cresceu a ouvir o fado.

Fado clássico, fado tradicional, grandes músicos, grandes vozes... em suma, fado.

Foram vozes como as de Ada de Castro, Deolinda Maria, Fernando Maurício, Francisco Martinho, Manuel de Almeida, Maria da Fé, Marina Mota ou Tony de Matos que fizeram aumentar o seu interesse pelo fado, contribuindo para que rapidamente começasse a cantá-lo.

O seu estilo foi por eles influenciado, mas, no entanto, criou a sua própria forma de o interpretar.

Canta pela primeira vez em público em 1985 e é graças à sua enorme receptividade que a partir daí o passa a fazer regularmente.

Em 1989 é finalista da edição da Grande Noite do Fado de Lisboa, realizada no Coliseu dos Recreios.

Nos anos seguintes reparte as suas actuações por entre várias iniciativas de cariz particular, casas de fado e restaurantes típicos.

Em Julho de 2005 participa nas Noites de Fado de Vila Nova de Cerveira, integrando um cartaz composto por Mísia, Pedro Moutinho e Carlos do Carmo.

O ano de 2006 é marcado pela sua estreia discográfica com a edição em Outubro, do seu primeiro trabalho intitulado "(En)Cantos de Fado", onde conta com a colaboração dos conceituados músicos, Luís Ribeiro na guitarra portuguesa, Lelo Nogueira na viola de fado e Jaime Martins na viola baixo.

Nesse mesmo mês de Outubro, recebe na Casa da Música do Porto, o Prémio de Revelação 2006, atribuído pela Casa da Imprensa.

No âmbito das acções de promoção do álbum "(En)Cantos de Fado", são várias actuações ao vivo que leva a efeito, nomeadamente no "El Corte Inglês" de Vila Nova de Gaia - encerrando uma semana temática dedicada ao fado - e nas lojas da cadeia "FNAC" de Lisboa, Cascais e Almada.

Em Novembro do mesmo ano, a sua actividade é reconhecida pelo Sindicato dos Músicos que lhe emite a Carteira Profissional.

No decorrer da sua actividade actua em diversas casas de fado, tais como o "Café Luso", "D. Quixote", "Ferreiras", "Tasca do Careca", "Fora de Portas", "Jardim do Poço Bispo", "Guitarras de Lisboa", "Timpanas", "Dragão de Alfama", "Nini", "Já Disse", "Tasca do Chico" entre outras, destacando-se "O Forcado", onde permanece durante cerca de três anos como fadista não residente, o que lhe foi permitindo apresentar o seu trabalho a público de diversas nacionalidades, sempre com enorme receptividade.

Durante o ano de 2009 dedica-se à pré-produção e gravação do seu segundo trabalho discográfico intitulado "Encontros".

"Encontros", que como o próprio título sugere, reflecte os vários encontros com que se foi deparando à medida que o trabalho ia tomando forma.

O encontro com poemas escritos para e por si serem interpretados, onde se destacam "Onde Nem Entra a Saudade" e "Segredo Sagrado", da autoria de Tiago Torres da Silva;

O encontro com a poesia de Fernando Pessoa e de Vasco Graça Moura;

O encontro com novos temas musicais compostos propositadamente para este seu trabalho;

O encontro com outra vertente do fado, o de Coimbra, que ousa cantar num dueto com Frederico Vinagre, e... o encontro com três grandes instrumentistas de fado, o guitarrista Luís Ribeiro - com quem já havia gravado o seu primeiro trabalho discográfico - o violista Florêncio de Carvalho - também responsável pela produção musical e arranjos - e por fim o inigualável Prof. Joel Pina.

Após a edição de "Encontros" inicia a sua promoção e divulgação junto de diversas rádios nacionais e estrangeiras, concedendo entrevistas a algumas delas.

Promove igualmente o seu trabalho junto da televisão, nomeadamente na RTP1, no programa "Portugal no Coração", através dos temas "Fado dos Trevos" e "Segredo Sagrado".

Em Outubro de 2010, apresenta ao público no Museu do Fado, em Lisboa, o seu "Encontros", contando com a presença na plateia de alguns nomes de referência do fado, tais como o Prof. Moniz Pereira, Tiago Torres da Silva ou José Maria Nóbrega, recolhendo os mais rasgados elogios da assistência, assim como de alguns órgãos de comunicação social presentes.

O álbum "Encontros" tem-se destacado no top de vendas da conhecida cadeia de lojas "FNAC", alcançando repetidamente os dois primeiros lugares da referida tabela.

Actualmente integra o elenco da conceituada casa de fado "A Severa", no Bairro Alto, em Lisboa.

Que estes "Encontros" com o fado fiquem marcados pelos "(En)Cantos" da sua voz.

 
 
Entra com os teus dados para comentares! Ainda não estás registado no Palco Principal? Regista-te aqui!
ZEUS NAPOLEAN
16.03.2014
0
 
Meu nome é Zeus Napolean, gostei muito do seu trabalho você está de parabéns, confira também meu novo vídeo clipe "MONEY" >
http://www.youtube.com/watch?v=M1YCtnOL4NE Compartilhe com a galera, um forte abraço!
Antonio Carlos Silva
0
 
Agradeço à querida amiga, pela amizade.
Estamos aqui no Brasil.
ANTONIO CARLOS.
Antonio Carlos Silva
0
 
Voltei a ouvir sua bela voz: Fado dos Fados.
Antonio Carlos-Brasil (Campinas-SP)
Antonio Carlos Silva
0
 
Parabéns à amiga Clara. Adoro FADO. Adorei sua interpretação!
Você tem uma apa^rência um pouco tristonha, como o FADO!
Sou do Brasil-Cidade de Campinas-SPaulo. Meu site: www.antoniocarloscd.com (ou no Google: antoniocarloscd)
Meu registro profissional na Ordem dos Músicos do Brasil 60396. Sucesso á amiga! ANTONIO CARLOS.
ZEUS NAPOLEAN
12.06.2012
0
 
Gostei muito do trabalho parabéns, confira também meu novo vídeo clipe " No silêncio da noite "
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=BI4KxBWo5LY Obrigado e Sucesso!

Anterior1234Próxima
 
 
 
Ajax_loader_blue_big

A carregar as músicas do artista
 


Ainda não existem grupos!

Vê aqui outros grupos!