Já conheces o eBook que o Palco Principal está a oferecer? Descarrega-o aqui!
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Passo a Passo: Cakewalk Pro Audio - gravação de pistas áudio

 
06.08.2000 - 06:08

Uma das grandes vantagens de um sistema de gravação multipista como o Cakewalk é a de permitir gravar várias pistas áudio e MIDI separadamente e em seguida misturá-las, variando parâmetros como o volume, a panorâmica, equalização e efeitos.

Partindo do princípio que já temos a nossa placa de som instalada e devidamente configurada (normalmente o Cakewalk faz esta operação automaticamente), vamos exemplificar todo um processo de gravação de (por exe.) uma simples guitarra seguida de uma voz :

1 - É sempre aconselhável escrever o nome da pista para mais fácil organização.

2- Em seguida vamos "armar" a pista a gravar pressionando o botão "R"

3 - Aqui definimos a nossa "fonte" de entrada de som, - neste caso a entrada da placa de som SBLive! - isto dá-nos a possibilidade de, caso tenhamos mais do que uma placa de som instalada, ou uma placa com várias entradas, definir qual delas é que vamos usar para gravar a referida pista.

4 - Volume - parâmetro que varia entre 0 e 127 (0 volume mínimo, 127 volume máximo)

5 - Panorâmica - varia entre 0 e 127 e define o posicionamento do som - 0: som todo para a esquerda; 127: som todo para a direita; 63 ou 64 : som equilibrado no meio.

6 - Fonte de saída - como só temos uma placa instalada, o som da nossa pista vai sair pelo saída áudio da SBLive!, poderíamos mais uma vez, no caso de mais placas ou uma placa com várias saídas independentes, definir qual a que faria o "output" da nossa pista áudio.

7 - Record - Podemos então começar a gravar nossa guitarra.

 

Seguidamente temos que preparar outra pista para a gravação seguinte: a voz :

Repetimos todo o processo, mas desta vez "armamos" só a segunda pista, que é a que queremos gravar.

Nota : uma das principais vantagens de uma placa de som full duplex áudio é que conseguimos gravar uma pista individualmente e ao mesmo tempo ouvir as que já tínhamos gravado - essencial para nos conseguirmos orientar! Tenha a certeza que a opção Simultaneous Record/Playback está seleccionada! : ( faça: Options - Audio - Advanced )

 

No fim podemos também "tratar" as pistas como bem entendermos, aplicando efeitos (por exe. equalização) cortar, colar, etc.

Gravadas as 2 pistas , vamos exemplificar a aplicação de um efeito em tempo real - Reverb - á pista de voz (2ª pista) :

1 - Abrimos a aplicação "Console" , que não é mais de que uma mesa de mistura virtual que permite misturar de uma maneira muito mais intuitiva as nossas pistas áudio e/ou MIDI.

O passo seguinte será carregar com o botão do lado direito do rato na zona onde começa a segunda seta, escolhendo assim o efeito a aplicar - escolheu-se neste caso um FX Reverb (stereo) do Cakewalk.

2- Faça Play . a pista de voz já tem o efeito aplicado, poderá mudar os parâmetros do efeito ao usar alguns tipos de Reverb pré-definidos.

Assim como Reverb, todo este processo poderia ser repetido para muitos mais efeitos, como Delay, Chorus, enfim para todos os que tivermos instalados no nosso computador.



Autor: João Carvalho
 
 
Comentar Facebook Twitter Myspace Partilhar

Comentários

Entra com os teus dados para comentares! Ainda não estás registado no Palco Principal? Regista-te aqui!
leonardo marques
07.03.2009
0
 
pow maneiro esse progrma eu utiliso acid pro 4 acho bem mas faciul fora que tem uam boa gama de plugins
ja fiz algumas gravações um ate esta aki no palco recomendo muito bom deixo o link pra quem kiser
http://hackeandopcnanet.blogspot.com/2009/03/para-voce-que-tem-uma-banda-mas-esta.html



Ver mais artigos

Torna-te nosso fã no Facebook! :-)